Um óculos para chamar de seu.

Uma leitora que é cunhadita e amiga querida, sugeriu que fizesse um post sobre tendências de óculos escuros para 2012. E logo que comecei a minha pesquisa, constatei que os óculos cat eye (gatinho) são o novo hit no quesito Sunglasses.  Ok! Esse modelo é um charme, eu curto bastante esse ar retrô – estilo anos 50/60, mas sabe quando eu usaria um modelito desses? Acho que nunca! Ainda não “vesti”, mas tenho certeza quase absoluta que não ficaria nada bem na minha cara de broa.

Várias celebridades aderiram a esse modelo, vejam:

Levando em conta o fato de que o que fica bem em várias, pode ficar péssimo em muitas, decidi mudar um pouquinho o foco do post e falar sobre os óculos que combinam com cada formato de rosto.  Me desculpem, mas é muita alienação acreditar que exista (ainda) essa historinha de usar algo SÓ porque é MODINHA, quando o algo em questão irá te garantir o melhor estilo Falcão (a não ser que seja essa a sua intenção). O que está verdadeiramente na moda dessa e de todas as estações do ano, é sentir-se bem.

Voltemos aos óculos.  Já tem algum tempo que esse acessório deixou de ser imprescindível somente para proteção e de uso exclusivo no verão, para se transformar em um item de moda. Eles estão cada vez mais modernos e despojados, são capazes de disfarçar imperfeições, realçar pontos fortes e dar um mega up no look.

Como eu adoro dormir e não consigo acordar mais cedo só para me maquiar pra ir ao trabalho (uso no máximo protetor solar, rímel – as vezes e Carmex – sempre),  recorro aos óculos TODOS os dias, inclusive nos nublados!  Eles são TUDO! Tapam minhas olheiras e/ou disfarçam a minha cara inchada de sono.  Quando vou a uma ótica para comprar, “visto” as peças e fico fazendo caretas em frente ao espelho,  se ainda sim algum ficar razoavelmente agradável e harmônico, eu penso em adquirir (antes disso é preciso realizar uma pesquisa de preços).  Sou apaixonada e adepta ao bom, velho e clássico RayBan Aviador, mas tenho espaço pra outros modelinhos  (que ornam com meu rosto, eu acho) de vez enquando:

Observação: eu não sou modelo, não sou linda e fotogênica, não tenho câmera e fotógrafo profissional, não sei usar o Photoshop ainda. Favor não ficar analisando muito as minhas fotos, ahahaha.

Você sabe qual é o formato do seu rosto?

Agora que já identificou o formato da sua face, vamos às dicas que te vão ajudar a optar por um modelo que super valorize  sua beleza e que obviamente, combine com você.

Rosto Oval

Quem tem o rosto nesse formato, pode soltar fogos para comemorar.  É sortuda e fica bem com vários tipos de armação, em especial as de forma redonda ou ovalada.

Rosto Redondo

Com queixo e testa arredondados, de largura geralmente igual ao comprimento, sua face combina com óculos de formato quadrado ou retangular. Invista também em modelos de hastes grossas. Prefira os tons claros, que aumentam a área ocupada pelos óculos, disfarçando o volume acima e abaixo da linha da peça.

Rosto triangular

Com queixo afunilado, combina com armações estreitas. Opte por aquelas mais largas ou iguais à maior parte do maxilar. O ideal é que a base dos óculos não seja muito para baixo e que as hastes estejam em evidência, acima da linha dos olhos.

Rosto quadrado

A testa e o queixo largos, com maxilar saliente, pedem armações com lentes retas na parte de baixo, ligeiramente ovaladas, que suavizam o contorno rígido do rosto.

Dicas

– A armação deve ficar confortável e não se mover quando você sorri.

–  Se as sobrancelhas forem espessas, os óculos têm de delineá-las por dentro, suavizando-as. Finas e retas devem ser acompanhadas com os óculos, que podem ter armações levemente mais escuras, para realçá-las.

Gente, passar em frente a uma lojinha  ou banquinha Xing Ling e vê aquele monte de modelos de óculos similares (praticamente idênticos)  aos nossos sonhos de consumo de grife a preços simbólicos, é realmente tentador, porém as lentes não tem o padrão de qualidade exigido para óculos escuros (e como eu já sou cegueta, não posso brincar com isso):

A qualidade do produto é o diferencial para o bem-estar da visão. Óculos com lente sem filtro UV, como os que são vendidos nos camelôs ou até em butiques de shopping centers, a preços mais populares, podem ser mais perigosos do que não usar nenhum tipo de proteção. A lente escura engana o olho. “A pupila dilata facilitando a entrada dos raios ultravioleta. Pode atingir o cristalino, que é uma estrutura do olho parecido com o zoom da máquina fotográfica, e causar catarata“, alerta o oftalmologista Alberto Leitão Guerra

Ao comprar um óculos escuro fique atento a sensação de conforto. “A lente não pode ser escura a ponto de causar incomodo“… E nem todo óculos de sol pode ser adaptado para grau. “Em alguns casos a curvatura não permite, distorce a imagem, por isso é importante comprar o produto em óticas.“

Para reconhecer a qualidade do óculos escuro:
 

1. Em um primeiro contato, o consumidor pode ter dificuldade em identificar a qualidade do óculos escuro. Mas basta aproximá-lo dos olhos, sem por no rosto, e mexer suavemente para um lado e para o outro. Depois para cima e para baixo. Se distorcer a imagem, é sinal que a lente não foi fabricada com uma curvatura adequada e pode ser prejudicial a saúde.
 

2. Ao comprar um óculos escuro é fundamental exigir o tratamento UVA e UVB na lente. Para ter certeza da qualidade do produto, o cliente pode solicitar uma demonstração no UV Tester, aparelho que identifica o grau de proteção da lente, disponível em qualquer ótica.

Fonte: M de Mulher e A Tarde Online.

Deixe um comentário

13 Comentários

  1. Isabela Chagas

     /  26/03/2012

    Saudades e amei as dicas!!! Bjus…

    Responder
  2. Amei o post Angelica!! Como sempre muito bem escrito e super divertido, chego a dar risada até! hauahuahuah
    Eu sou daquelas que tem poucos e bons óculos escuros, e também penso em como vou ficar com o óculos, respeitando o formato do meu rosto e o meu estilo. Nao curto muito comprar óculos só porque está na modinha! Tanto é que esse óculo gatinho acho que vai ficar PESSIMO em mim.. e vocês nao tem cara de broa! hahaha

    To com post novo no blog, vai lá conferir!! E eu vou colocar o seu blog no meu links de blogs que indico, tudo bem?
    Bjooos

    http://www.danifreitas.com

    Responder
    • Ahahaha obrigada Dani! Claro que pode colocar, vai ser uma honra! Quando eu aprender a fazer isso, tb indicarei o seu, com os mega look de gente da vida real, que eu amo!! 🙂 Bjos!

      Responder
  3. simone peres

     /  26/03/2012

    Cunhadita, ARRAZOU! Show de bola o post. Adorei todas as dicas e as usarei com certeza. estou tentando largar meu vício maior: CAMELÔS! rsrsrs e comprar um bom òculos. Eu realmente não ligo pro modismo e sou adepta ao q me faz bem. Sua pesquisa ficou fantástica e caberia em qualquer revista sobre comportamento. Estou muito orgulhosa de vc. muito obrigada! mil bjks!

    Responder
  4. www.blog101.com.br

     /  26/03/2012

    Não adianta eu nunca sigo essas dicas que são super funcionais mas eu gosto mesmo é de oculos grande poderoso ahahahah
    Amei o post super dica para qm tah na duvida!!
    Dea
    http://blog101.com.br

    Responder
  5. Renata

     /  27/03/2012

    Uaaau!! Qta informação importante!! Eu não sei qual o formato do meu rosto, não consegui identificar!!! Acho que é oval..espero, pq é o multiuso!!…rsrsrs

    Responder
  6. Isabela Ormond!

     /  28/03/2012

    Estou amando as dicas do blog amando amando! preciosas dicas e de mto bom gosto! já tenho várias sugestões para as próximas pautas. Bjus!
    Parabéns!

    Responder

Comenta aqui, gente:

