Tá sobrando falta.

Por que será que o mundo está assim (de cabeça pra baixo, violento, desigual, difícil)?!

O mundo está assim porque está sobrando falta de educação e falta de respeito.

Todos enchem a boca para dizer que o governo deveria investir mais em educação (e é verdade), mas e o investimento na educação básica, quem faz? Quando eu digo básica, me refiro aquela que deveria ser inerente, principalmente no trato com o próximo. E pode ser que haja alguém que discorde, mas ser educado e respeitar o semelhante não tem nada ver com cor, sexo, classe social.  É um dever e direito de todos.

Diariamente pipocam fotos, frases e vídeos de usuários do Facebook e outras redes sociais “pregando” a gentileza, o respeito e a cordialidade, mas na vida real a história é outra, bem diferente.

Uma balada por exemplo, facilmente pode ser confundida com um show de horrores.

Todo mundo espera alguma coisa de um sábado a noite, menos um bando de cavalos e mulas mostrando do que são capazes, deixando cair a máscara da perfeição e apresentando a sua face horrenda e verdadeira. Tenho certeza que se esses animais, ditos irracionais, soubessem dessa comparação,  se sentiriam ofendidos.

Os protagonistas desse show de horrores roubam vagas nos estacionamentos, furam filas, empurram sem dó nem piedade, bebem como se estivessem se despedindo do mundo, não jogam o lixo no lixo, não dão descarga, tratam os funcionários do local que frequentam como escravos ou simplesmente como se eles fossem invisíveis, pisam nos pés dos outros e não pedem desculpas, soltam pum e poluem ambiente de diversão (O cheiro de cigarro abafava o odor dos puns. Depois que os fumódromos foram criados, o mau cheiro ficou evidente. Sinceramente, não sei qual fedor é pior). Enfim, é isso acontece e muito mais, a festa acaba se transformando praticamente em um octógono do UFC, vale quase tudo.

Algumas pessoas são tão desprovidas de perspicácia que não se atentam para o óbvio: o pouco que cada um fizer, será muito no somatório final.  Se acham tão modernos, avançadinhos e revolucionários, mas ainda insistem em alimentar uma cultura da Era Flintstones, que se baseia em algo do tipo: minha atitude depende da sua. Se fulano fez assim, eu também vou fazer. Ninguém espera que minem Poetas Gentilezas dos bueiros, e sim que cada um,  ajude a frear o crescimento dessa bola de neve que sai atropelando tudo e todos. Ser for muito complexo, vale aquela máxima: não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você.

Não sei quem disse que aquelas palavrinhas mágicas e essenciais que a gente aprende (ou deveria aprender) ainda crianças, são bregas e/ou antiquadas. Elas quase não aparecem nos diálogos, estão sumidas, eu diria até que se transformaram em raridade. Dizer por favor, com licença, desculpa, obrigado não dóivale muito, custa pouco e agrada a todos.

E se ser moderno é ser diferente e inovador, nos  tempos atuais, respeitar os outros e ser educado são os top trends.

A cereja do bolo: a balada foi usada como exemplo, mas infelizmente a sobra da falta de educação e respeito está geral. No ambiente de trabalho, nas ruas e trânsito, e as vezes, até dentro de casa no relacionamento com os familiares.

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. simone peres

     /  27/02/2012

    Nós estamos numa era carente de “GENTILEZAS”. Concordo com vc, dizer por favor, com licença, desculpa, obrigado não dói e faz muito bem a todos! tem meninos q se sentem mais homens qdo “arrotam” na cara das meninas, fala SÉRIO né. tenho visto e ouvido cada coisa ultimamente q só JESUS… bjks cunhadita linda!

    Responder
  2. Renata

     /  28/02/2012

    “o pouco que cada um fizer, será muito no somatório final” Concordo plenamente! Serei sempre a favor do respeito. Mas confesso que é difícil ser gentil com quem não é…e acho que é aí o ponto crucial para mudança de atitudes. “Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” , ou seja, se alguém te trata mal, retribua com o bem. Só assim criaremos um mundo de paz!

    Responder

Comenta aqui, gente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: